Sistema de ar-condicionado para hotéis

 

Uma boa análise das necessidades, aliada a um projeto bem desenhado e pensado, faz toda a diferença na ambientação de um grande hotel. O uso do ar condicionado correto para cada área, bem como um maior conhecimento sobre ele, pode valorizar mais cada espaço.

 

Sua utilização garante a temperatura ambiente ideal, gerando conforto, produtividade, saúde e bem-estar. A principal função do ar condicionado para hotéis é expulsar o ar quente do ambiente ou o ar frio no caso do ciclo reverso. Por isso, jamais deve ser obstruída a saída da parte traseira das unidades condensadoras do ar condicionado para hotéis dos modelos split.

 

Os modelos são diversificados e vão desde os aparelhos de janela as chiller e self-contained passando pelos splits.

 

O Split é um sistema de ar condicionado para hotéis que é constituído de dos equipamentos, sendo estes a unidade evaporadora (interna) e a unidade condensadora (externa), os quais são unidos entre si através de tubulações de cobre.

 

Dependendo da capacidade do sistema de ar condicionado para hotéis, será definida a distância e o desnível máximos entre as unidades evaporadoras e condensadoras. Na interna que é a evaporadora há a necessidade de um ponto de dreno para o escoamento da água formada pela condensação contida no ambiente interno. É na unidade externa que fica o compressor do aparelho, garantindo o máximo de conforto e silêncio ao ambiente.

 

Quanto ao dimensionamento correto do ar condicionado para hotéis é fundamental considerar o tamanho do ambiente, seu isolamento, sua exposição ao sol ou sombra e o número de pessoas que freqüentarão o local, ou seja, a composição destes itens permite um ideal cálculo de carga térmica.

 

Antes de adquirir o aparelho é ideal saber a potência do mesmo para evitar sobrecarga no circuito elétrico dos hotéis.

 

É muito importante evitar que a parte externa do aparelho esteja voltada para locais fechados no hotel, tais como cômodos internos, corredores, garagens e forros entre outros.

 

Para manter um bom ar no ambiente, o filtro deve ser limpo, em média a cada 30 dias, além de uma manutenção preventiva que ajudará a vida útil dos aparelhos.

 

Veja também: 
Como funciona o sistema de ar-condicionado central?
Sistemas de climatização em prédios comerciais
O que é um sistema Multi Split