(16) 99108-7340 | (16) 4009-4000

Entenda mais sobre HVAC

 

É muito provável que você já tenha ouvido falar da sigla "HVAC" em assuntos relacionados à refrigeração. Mas você sabe o que significa esse termo?

 

Constituindo a tecnologia destinada ao conforto ambiental interior, incluindo principalmente edifícios e veículos, o termo HVAC é uma sigla vinda da língua inglesa, correspondendo a “heating, ventilating and air conditioning”. Traduzido para o português, outro termo também bastante utilizado e equivalente ao original é AVAC, significando assim “aquecimento, ventilação e ar condicionado” e referindo-se às três funções principais e intimamente relacionadas dessa tecnologia.

 

Em países de clima temperado mediterrâneo, o sistema de climatização de uma moradia usa mais energia (e, consequentemente, consome mais dinheiro) do que qualquer outro sistema da casa. Normalmente, quarenta e quatro por cento do valor da conta de luz vai para o aquecimento e arrefecimento.

 

Os sistemas de HVAC tiveram uma melhora significativa em eficiência energética na última década. Como resultado, todo esse consumo de energia foi reduzido; e o conforto térmico, aprimorado.

 

O foco atual do setor dos HVAC's está focado na introdução de sistemas sem fio para o controle dos equipamentos a fim de reduzir custos e trabalhos.

 

Origem da tecnologia

As invenções dos componentes do que viriam a ser os sistemas de HVAC acompanhou de perto a Revolução Industrial. Entretanto, novos métodos de modernização, de aumento da eficiência e de controle dos sistemas ainda são constantemente introduzidos por empresas e inventores no mundo inteiro.

 

Como falamos anteriormente, as três funções centrais de aquecimento, de ventilação e de condicionamento de ar estão inter-relacionadas, proporcionando conforto térmico e qualidade do ar interior (QAI) aceitáveis, com custos viáveis de instalação, manutenção e operação.

 

Especificações

Além de seu objetivo central, os sistemas de HVAC reduzem a infiltração do ar e mantêm as relações de pressão entre espaços. Nos edifícios modernos, o projeto, instalação e controle dessas funções está integrado num ou mais sistemas de HVAC.

 

Em edifícios maiores, a análise, o projeto e a especificação dos sistemas de HVAC fica normalmente a cargo de engenheiros especialistas, sendo a instalação e montagem realizada por subempreiteiros especializados em instalações especiais.

 

Veja também: 
Como funciona o sistema de ar-condicionado central?
Sistemas de climatização em prédios comerciais
Sistema de ar-condicionado para hotéis