(16) 99108-7340 | (16) 4009-4000

Afinal, você sabe o que significa a sigla PMOC? Confira a matéria e descubra agora!

 

Devido ao aquecimento global, nota-se que a temperatura vem aumentado com o tempo e, com isso, cada vez mais as pessoas optam pela aquisição de um ar-condicionado a fim de manter uma temperatura agradável em suas residências ou negócios.

 

O QUE É?

O PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle) é uma norma é exigida pela Portaria 3.523/GM -de agosto de 1998- do Ministério da Saúde, e tem como principal objetivo conservar a saúde das pessoas por meio da preservação da qualidade da climatização do ambiente.

 

QUEM PRECISA SEGUIR ESSA NORMA?

Partindo para grandes ambientes, onde as somas de todos os sistemas de climatização possuem capacidade acima de 60.000 BTU, é necessário seguir as regras impostas pelo PMOC.

 

QUAIS SÃO AS NORMAS?

Segundo determinações recomendadas pelo PMOC, a verificação e a manutenção devem ser realizadas por um técnico devidamente capacitado. A periodicidade varia de acordo com o tipo de ambiente. Veja:

-Residências: a verificação e manutenção preventiva e corretiva devem ser feitas semestralmente, duas vezes por ano.

-Empresas e escritórios de pequeno porte: a verificação e manutenção preventiva e corretiva devem ser realizadas bimestralmente, a cada dois meses.

-Empresas de médio e grande porte: a verificação e manutenção preventiva e corretiva devem ser feitas todos os meses.


E SE EU NÃO RESPEITAR AS EXIGÊNCIAS DA PMOC?

Caso você não siga as normas elaboras pelo Plano de Manutenção, Operação e Controle, existe a possibilidade de ser instaurada uma ação, em relação à saúde, contra sua empresa no Ministério do Trabalho

Nesse caso, os juízes são responsáveis pelas multas e sanções, por isso o valor pode variar.


QUAIS PROFISSIONAIS POSSO CHAMAR?

O profissional que irá realizar a manutenção dos equipamentos de climatização pode ser tanto próprio quanto terceirizado, desde que atenda todos os requisitos exigidos pelo PMOC, como:

- ser técnico registrado no órgão regulador

- deve estar devidamente habilitado para elaborar e implementar o Plano

Além disso, o técnico deverá registrar sua ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia).


QUAIS SÃO AS RESPONSABILIDADES DO TÉCNICO?

Entre as funções do profissional responsável estão:

 

QUAIS DADOS DEVEM SER REGISTRADOS?

É preciso implementar algumas informações no Plano, como:

 

 

 

E aí, entendeu definitivamente o que é PMOC? Veja outros conteúdos em nossa página e aproveite para conferir nossos produtos