A importância do sistema HVAC para o conforto térmico de ambientes

 

A sigla HVAC é derivada do termo Healting, Ventilation and Air Conditioning — que, em português, significa Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado. Trata-se de um processo composto por esses três mecanismos de climatização que, quando combinados, compõem uma tecnologia que proporciona conforto ambiental por meio da climatização do ar de residências, apartamentos, escritórios e indústrias.

 

Essa junção de componentes é responsável por deixar o ambiente agradável, reduzindo efetivamente os riscos oferecidos pelas más condições do clima e o aparecimento de agentes contaminantes prejudiciais para a saúde dos indivíduos.

 

Para entender melhor sobre esse sistema, é preciso compreender individualmente cada função: a ventilação trabalha diretamente com a circulação do ar, possibilitando que o dióxido de carbono circule pelo ambiente e não se concentre entre as pessoas. A função de aquecimento, por sua vez, opera para manter a temperatura sem variações nos períodos de frio. Por último, o sistema de ar condicionado possui duas funções: promover a ventilação e regular as sensações de calor intenso.

 

A produção do sistema HVAC está em grande expansão no mercado, uma vez que essa tecnologia traz diversos benefícios ambientais e pessoais. Para entender melhor suas vantagens, descubra a importância do sistema para o conforto térmico de ambientes a seguir:

 

Importância do sistema para o conforto térmico

O conforto térmico tem como principal objetivo proporcionar uma sensação de bem-estar para o maior número de pessoas em relação à temperatura do ambiente. Desta forma, o HVAC é muito importante para trazer conforto térmico para o local, veja abaixo alguns dos benefícios:

Fonte.